Empresas pedem tarifa de 3,48; Jabes autoriza 3,10

Vai subir
Arquivo/Gidelzo Silva

Ainda não está definida a data. Mas será ainda este ano o reajuste na tarifa do Transporte Público em Ilhéus. A tarifa única que desde novembro de 2015 custa 2,80 passará para 3,10, um reajuste de 10,71%.

O anúncio foi feito hoje pela manhã pelo prefeito Jabes Ribeiro, após as empresas apresentarem um planilha de custos onde reivindicavam o valor de 3,48 para a nova passagem. Jabes explicou que um dos problemas para a definição da tarifa única do transporte público em Ilhéus é a extensão territorial do município e o tamanho expressivo da zona rural.

Na comparação que fez, lembrou que enquanto em Itabuna, que tem um território de 400 quilômetros quadrados e uma frota de 100 ônibus, apenas seis circulam pela zona rural, em Ilhéus estão disponíveis 130 ônibus para atender a 1.600 quilômetros quadrados e 46 por cento, quase metade da frota, circulando diariamente no interior do município.

Nesta terça, o prefeito se reune com o Conselho Municipal de Transporte para oficializar a sua decisão. Questionado o porquê de não deixar o reajuste para o seu sucessor, que tomará posse a menos de 30 dias, Jabes foi enfático: "o contrato em vigor foi assinado por mim e se eu não cumprir o município pode sofrer uma ação na justiça", justificou.